Warning: The magic method Gallery_Img::__wakeup() must have public visibility in /home/u428993586/domains/acvconsultoria.com/public_html/wp-content/plugins/gallery-images/gallery-images.php on line 69
Cenários “What-If” – ACV Consultoria

Cenários “What-If”

O que esta Consultoria se propõe a fazer :

Orientar o empresário e a equipe de planejamento na construção da Matriz de Riscos, enxergando diversos cenários possíveis e através de dashboards mostrar as consequências nos resultados da empresa. 

O Planejamento feito e complementado com uma avaliação de riscos passa a ser a ferramenta crucial para a tomada de decisões em todos os níveis da organização.

Numa visão empresarial de organizações com fins lucrativos, qualquer efeito de uma decisão tomada recai sobre a parte financeira da empresa, ou seja, sobre as receitas líquidas e lucratividade, que impactam diretamente o fluxo de caixa e, portanto, a sobrevivência da empresa.

Assim alguns cenários podem ser analisados e estudar seus impactos sobre o caixa da empresa.

Vamos supor que alguns riscos com grande probabilidade de ocorrência e de alto impacto foram analisados, como:

  1. Risco de uma pandemia
  2. Entrada de um novo produto de um concorrente que tenha maior nível tecnológico que o fabricado atualmente e com preços iguais ou inferiores aos praticados em produtos similares no mercado
  3. Entrada de um novo “player” no mercado, considerado de alta competitividade e pouca elasticidade, com potencial econômico bem maior que os players atuais

Alguns cenários poderão ser analisados:

  1. E se for necessário dar um desconto extra em alguns produtos para manter ou até aumentar as vendas totais?
  2. E se perdermos as vendas de determinado produto, sem substituição imediata do mesmo, como ficariam nossas receitas e nosso caixa?
  3. E se investirmos mais em determinados produtos considerados “Vacas Leiteiras”? Quanto precisaremos vender a mais, na ocorrência do risco, destes produtos para compensar a perda das vendas totais mais os gastos adicionais no esforço mercadológico para aumento das vendas?

Estas informações, pela variação de cenários, poderão ser dadas de maneira rápida e detalhada através do Business Intelligence, baseados no orçamento financeiro originado do Planejamento Estratégico, considerando, ao mesmo tempo, três variáveis:

  • Quantidade vendida
  • Preço de Venda
  • Preço de custo

Com efeitos sobre as Receitas, sobre a lucratividade e sobre o caixa.

A figura abaixo ilustra uma visualização do BI- Business Intelligence para variações da lucratividade no acumulado do ano quando se tem um cenário em que, na hipótese de uma redução de custos da ordem de 10%, resultando um acréscimo de demanda de 15%, quanto será gerado a mais de lucro acumulado no decorrer do ano.

As variações de Demanda e Preços são parametrizadas para terem seus valores selecionados dentro de um intervalo que pode ser de -100% à +100% em intervalor de 5% em 5%. O mesmo pode ser feito com o Preço e o Custo dos produtos.

Como é possível variar a demanda dá para se saber qual será o ponto de equilíbrio da ação e desta forma estudar a viabilização da proposta (o novo cenário), podendo derivar daí em plano de ação específico.

Como vimos um planejamento feito para valer não é para a empresa dizer que tem, mas deverá servir como instrumento fundamental para tomada de decisões.

Shopping Basket