É fundamental incorporar os melhores padrões para diagnosticar a situação da empresa e promover as mudanças necessárias, sempre tendo em vista o aprimoramento contínuo.
Ter uma visão sistêmica da organização auxilia o processo de tomada de decisão.
É preciso entender bem seu negócio, situar-se no mercado onde atua, saber com quem se relaciona e como se relaciona.
Todos devem entender o que fazem, como fazem, para que fazem, de um modo integrado e funcional. Também é necessário medir as ações e os resultados da organização.
Os resultados dessa organização só serão duradouros se houver uma compreensão plena de quais são as necessidades e expectativas das partes interessadas, assim como o desenvolvimento das melhores práticas que entregarão valor a todas elas.
Trata-se de entender a posição da empresa diante dos clientes, principalmente, e de fornecedores, controladores, parceiros, colaboradores e demais elementos, criando melhores condições para gerar valor para os interessados e oportunidades para o negócio.
A preocupação com os colaboradores deve abranger um clima organizacional adequado, procurando sempre reduzir a lacuna entre as competências existentes e as necessárias e criar líderes para guiar a empresa em direção da concretização de seus objetivos.
Uma vez mapeadas todas as informações necessárias, o processo de alinhamento tem por objetivo criar mecanismos para disseminar essas informações a todas as pessoas que fazem a organização funcionar.