Warning: The magic method Gallery_Img::__wakeup() must have public visibility in /home/u428993586/domains/acvconsultoria.com/public_html/wp-content/plugins/gallery-images/gallery-images.php on line 69
Planejamento Estratégico – ACV Consultoria

Planejamento Estratégico

O que esta Consultoria se propõe a fazer :

Implantar metodologia de elaboração, execução e acompanhamento do Planejamento Estratégico, seguindo os passos descritos a seguir.

Clique nos títulos dos Passos para conhecer detalhes da metodologia.

Passo 1: Identidade da Empresa

  1. Auxiliar a Liderança da Empresa à compreender o papel das partes interessadas (stakeholders), como clientes, fornecedores, parceiros, sócios, acionistas e órgão públicos. Procure saber quais são suas necessidades, expectativas e como satisfazê-los;
  2. Entender quem é seu público-alvo;
  3. Quem são seus parceiros, aqueles descritos em seu Modelo de Negócio.

Passo 2: Análise dos ambientes internos e externos

Partindo-se da análise das 5 forças competitivas de Porter será possível ter uma visão geral para realizar uma Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) que situará muito bem a empresa, com todas suas características, dentro do Eco-sistema que a envolve.

Passo 3: Objetivos realistas e metas específicas

Orientações para uso da ferramentea S.M.A.R.T para fixar objetivos realistas e criar metas específicas.

Orientações para a utilização do BSC– Balance Score Card para traçar seus objetivos em 4 dimensões básicas.

Passo 4: Desdobramentos dos Objetivos- Planos de Ação

Orientações de como desdobrar os objetivos em planos de ações para atingimentos das metas traçadas para cada objetivo, usando a matriz 5W2H.

 Passo 5: Indicadores de desempenho

Acompanhar periodicamente os resultados na análise para correção de prováveis estratégias equivocadas e alinhamento dos planos de ação diante de situações novas.

As etapas para construção de um Planejamento Estratégico devem ser concluídas de modo a gerar aprendizado e permitir a evolução constante do sistema.

Passo 6: Matriz de Risco

Orientação para realizar a Matriz de Risco, lembrando que qualquer planejamento envolve riscos que devem ser considerados. Afinal estamos falando de futuro e tudo pode acontecer em eventos que podem estar fora de seu controle.

No Planejamento Estratégico isto não é diferente. Temos que considerar que existe a chance de algo inesperado acontecer e acabar gerando um efeito negativo crucial para os negócios da empresa ( COVID-19).

Passo 7: Cenários “What-If”

Desenvolvimento de cenários para serem analisados e estudados seus impactos sobre o caixa da empresa, suas operações, relacionamentos, envolvendo todos os stakeholders.

O que é Estratégia?

É o caminho escolhido para concentrar esforços no sentido de alcançar os objetivos da organização e realizar sua visão.

De acordo com Michael Porter, em seu livro “Estratégia Competitiva”, o objetivo de uma estratégia é encontrar uma posição dentro do mercado, de forma que a organização possa se defender contra as forças competitivas dos concorrentes ou influenciá-las a seu favor.

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO  é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a organização na direção correta, ajudando, para que ela possa se antecipar às ameaças, aproveitar e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

Qual é a importância do planejamento estratégico?

O princípio é criar um trilho com rotas bem definidas para se atingir o destino e com controle suficiente para administrar mudanças de caminhos no caso de interferências indesejadas ou inesperadas.

Desta forma poderemos pegar um desvio, e voltar mais tarde na direção e sentido do nosso destino, mas jamais iremos descarrilhar a locomotiva.

Evita-se assim incorrer num erro muito comum, principalmente nas pequenas empresas, adotar uma postura muito operacional e pouco estratégica.

A operação tem que estar totalmente definida mas, em sintonia com a estratégia e vice-versa.

Quando uma empresa realiza um planejamento estratégico passa a ter um maior compromisso dela com o futuro.

Afinal, esse tipo de ação pode informar às partes interessadas se os investimentos e medidas tomadas na empresa estão trazendo bons resultados ou não.

Através do Planejamento Estratégico pode-se motivar e engajar os colaboradores.

Muitas vezes, os líderes tratam os profissionais do negócio de forma mais apática e não se preocupam com o fato deles não estarem por dentro dos projetos empresariais.

Porém, saiba que ao trazê-los para mais perto por meio das etapas de planejamento estratégico, eles saberão onde devem chegar e como alcançar isso e, com isso, ganham maior motivação.

Por que fazer um Planejamento Estratégico ?

Passos para a formulação e implementação de um Plano Estratégico

As etapas para construção de um Planejamento Estratégico devem ser concluídas de modo a gerar aprendizado e permitir a evolução constante do sistema.

Isto pode, baseando o processo no Ciclo PDCL.

Distribua as etapas de planejamento estratégico nos 4 grupos de atividades a seguir:

  • planejar (plan) – examinar a situação da empresa e fixar objetivos, metas, estratégias e plano de ação;
  • executar (do) – colocar as diretrizes em prática, reunindo lideranças e delegando tarefas;
  • checar (check) – verificar a produção dos resultados, identificando o que funciona e o que não funciona;
  • aprender (learn) – utilizar o feedbackda execução como conhecimento para aprimorar os planos.

A execução dos planos de ação decorrentes dos objetivos estratégicos caminharão pelo circuito inteno PDCA

(P) Planejamento da execução; (D) Execução da tarefa; (C) Checando os resultados; (A) Tomando as ações necessárias que realimentarão o cliclo voltando ao Planejamento .

Shopping Basket