Plano de Recursos Humanos

O que esta Consultoria se propõe a fazer :

Orientar a implantação da Matriz de Competências seguindo os passos de forma sistemática para entender onde estão as habilidades e oportunidades potenciais. Elaboração de dashboards relativos à RH.

Passos:

  1. Identificar as habilidades para cada função;
  2. Relacionar as pessoas e cargos;
  3. Determinar o sistema de codificação de forma a mostrar claramente o nível de competência de cada pessoa, baseando-se nos requisitos gerais de cada equipe;
  4. Medir e registrar níveis de desempenho em relação à sua descrição de trabalho, metas, planos de desenvolvimento e objetivos de negócios de forma justa, consistente e objetiva;
  5. Analisar a matriz resultante, de forma sistemática, para entender onde estão as habilidades e oportunidades potenciais. 

A Liderança Transformadora

A Empresa deve ter a preocupação de construir lideranças capazes de lidar com cenários voláteis e de concretizar a visão, a missão e os valores da empresa no longo prazo, com uma atuação ética, inspiradora, exemplar, realizadora e comprometida com a excelência.

A Liderança deve ser orientada por processos e focada na geração de valor, buscando patamares cada vez mais elevados de conhecimento e experiência organizacional, com base em referências e feedbacks, que devem ser compartilhados, incorporando o aprendizado aos processos, adaptando-os, em tempo hábil, conforme as novas demandas e alterações de contexto, promovendo assim, o aumento da capacidade de geração de valor, refletidos em resultados econômicos, sociais e ambientais.

Deverá ainda atuar com responsabilidade com as gerações atuais e futuras, usando moderadamente os recursos e visando à melhoria das condições de vida para atender melhor aos requisitos das partes interessadas no longo prazo.

Como a concretização dos planos requer a gestão de pessoas, é preciso entender as necessidades e as demandas dos colaboradores para que a relação se torne sustentável no longo prazo. O profissional deve ver a empregadora como uma aliada, não como uma mera tomadora de serviços.

Muitas atividades decorrentes dos planos de ação elaborados na Matriz 5W2H, de alguma forma, impactarão nos Recursos Humanos da Organização, quer sejam em realocações, recrutamento, treinamentos ou retreinamentos.

Este é o momento para se fazer uma análise de desempenho geral e estabelecer as habilidades, atitudes e competências necessárias para todos atores do processo para que tenham sucesso na realização de seus planos de ação, garantindo assim o atingimento dos objetivos estratégicos.

Partindo-se do princípio de que competência é tudo aquilo que você precisa ter em termos de técnicas, habilidade e conhecimentos para fazer determinada função, tem-se que listar todas as competências necessárias para todas as funções de forma que cada colaborador possa ser avaliado.

Apesar de caminharem juntas, as competências e habilidades têm algumas diferenças e podem ser manifestadas de diversas formas nos indivíduos.

As habilidades são capacidades adquiridas para desempenhar determinado trabalho. Podem ser aprendidas por meio de cursos, treinamentos ou experiências.

Já as competências são mais amplas e consistem na união de habilidades com conhecimentos e, principalmente, atitudes.

Matriz de competências requeridas por função

Para entender melhor e avaliar a precisão das avaliações pode-se fazer um gráfico de radar de comparação de duas em duas funções para se comprovar a coerência da análise.

Após, pode-se fazer uma avaliação com escores de 1 a 10 para cada colaborador.

Através da Matriz de Competências pode-se monitorar e desenvolver as habilidades dos membros da equipe. 

Permite ainda a medição dos níveis de habilidade atuais e identificar possibilidades de melhorias, podendo assim analisar as necessidades de treinamento de cada equipe e, em seguida, desenvolver planos para correção de deficiências. 

Deve ser feita de maneira o mais preciso, consistente e específica possível.

Matriz de Competências poderá ser muito útil para o desenvolvimento de carreira e planejamento sucessório, como forma de identificar funcionários que possuem as habilidades necessárias para cargos mais avançados.

Visuais de Business Intelligence para área de Recursos Humanos

  1. Movimentação de pessoas

Comments are closed.