Desta forma os indicadores têm que ser Relevantes, expressar Melhorias, avaliar a Competitividade e medir se os Compromissos com as partes interessadas estão sendo cumpridos.
As métricas (indicadores) a serem usados no BSC são informações quantitativas ou qualitativas que expressam o desempenho de um processo em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação e que, em geral, permite acompanhar sua evolução ao longo do tempo e compará-lo com outras organizações e se dividem em: outcomes e drivers (construtores e construidos).
Os Outcomes são as consequências dos processos e servem para avaliar se a empresa foi bem-sucedida, como ticket médio, vendas realizadas, Ebitda e outros.
Os Drivers capturam as causas desses resultados, sendo medidas necessárias para identificar melhorias, como número de leads cadastrados, percentual de atingimento na elaboração de planejamentos ou elaboração de processos e qualidade do atendimento.
Os indicadores a serem utilizados no BSC têm que ser mapeados de forma a atender os requisitos das partes interessadas e elaborados em consenso de toda a liderança dentro dos contextos da empresa e em seus diversos cenários.