Vantagem de pertencer a um grupo de Benchmarking
É um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente “performance” empresarial.
A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós.
Este processo está dentro do PDCL (Planejamento, Execução, Verificação e Aprendizado), portanto a cada reunião serão ressaltadas as melhorias obtidas pelo grupo, relevando as boas práticas utilizadas para obtenção destes resultados.
O processo de evolução deve seguir até que se desponte o Benchmark do grupo, ou seja, a empresa, (real ou fictícia), que será o referencial de excelência em si, aquela à qual queremos nos igualar ou ultrapassar, que deverá ser seguida, imitada, além de admirada.
A apresentação dos dados de Benchmarking podem ser feitas de diversas formas.
Para os exemplos à seguir foi usado o Business Intelligence para elaboração e apresentação de dashboards “eloquentes” para demonstrar a realidade dos fatos e provocar uma discussão extremamente positiva.